Renan Santos descarta voto e aponta risco maior com Flávio Bolsonaro
O ex-candidato à presidência e dirigente partidário Renan Santos descartou qualquer alinhamento com o atual presidente Lula (PT) para a segunda etapa do pleito. Quarto colocado na disputa do primeiro turno, ele também declarou que não tem a intenção de comparecer às urnas no próximo dia 25 de outubro.
Estratégia de neutralidade e independência
Em participação recente no programa Alt Tabet, transmitido pelo Canal UOL, o político explicou os motivos para adotar uma postura de total neutralidade. Segundo ele, a decisão de não endossar nenhum dos concorrentes serve para proteger a identidade do seu grupo e evitar qualquer vinculação com outras legendas.
“Eu não vou votar. A última vez eu pedi voto nulo. Dessa vez eu tô falando: votem em quem quiserem”, afirmou Renan Santos.
O dirigente argumenta que a prioridade do momento é consolidar uma alternativa autônoma no cenário nacional. Para o líder partidário, o fortalecimento desse espaço próprio é mais urgente para o país do que a própria manifestação de preferência individual no próximo pleito.
“Eu não posso pegar o meu partido político […] e macular na defesa de outra causa”, declarou. “Ou eu crio meu campo político ou eu desisto da política”, completou Renan.
Avaliação sobre o acúmulo de poder
Apesar de manter distância do atual governo, Renan fez uma análise comparativa e apontou que o risco de uma concentração excessiva de autoridade seria maior em uma eventual gestão do senador Flávio Bolsonaro (PL). Conforme a avaliação do ex-candidato, o parlamentar teria condições muito mais favoráveis para expandir sua influência devido ao forte respaldo que possui no Poder Legislativo.
“Eu acho, em termos de acúmulo de poder, o perigo do acúmulo do poder, do acúmulo específico, é maior com o Flávio. Eu acho isso aqui, da turma do PT, é o maior argumento que eles têm. Porque com o Lula, se o Lula ganhar a eleição, o Lula não tem poder pra passar PEC, pra passar nada”, pontuou.
Força legislativa da base aliada
O cenário descrito pelo político do Missão ganha peso diante dos números expressivos obtidos pelas siglas de centro e direita nas últimas eleições parlamentares. O PL assegurou 121 cadeiras na Câmara dos Deputados e 28 assentos no Senado Federal, formando a maior representação em ambas as Casas.
Projeção de apoio no Congresso
Caso se confirme a adesão formal de partidos como União Brasil, PP, Republicanos, Novo e Podemos, a futura base governista poderá alcançar a marca expressiva de 286 deputados federais e 50 senadores a partir de 2027, garantindo forte capilaridade para o Palácio do Planalto.
Apesar das críticas severas aos dois modelos em disputa, o representante do Missão afastou a hipótese de ruptura institucional no país, ressaltando que sua principal apreensão reside na erosão institucional e na repetição de práticas ilícitas.
“Ter um golpe militar, a meu ver, a gente não corre risco. E eu também não consideraria, que é uma mera opinião, que o Flávio, pela natureza dele, esteja trabalhando para algo assim. E por quê? Porque a natureza do Flávio é acordo, e roubo. A natureza do Flávio é acordo e roubo, o tempo todo”, concluiu Renan Santos.
